PT: 46 anos melhorando a vida do povo brasileiro
Manda FM 105,9 a sua Rádio que Manda Bem!
PT: 46 anos melhorando a vida do povo brasileiro
PT faz aniversário tendo como prioridade o combate aos privilégios
O Partido dos Trabalhadores chega aos seus 46 anos cada vez mais ciente de seu papel na história e na vida do povo brasileiro. Assopra as velinhas de sua longevidade com conquistas importantes para a nação desde que derrotou a trama golpista e enfrentou, de cabeça erguida, ataques externos, defendendo a soberania nacional.
Fazemos aniversário neste dia 10 de fevereiro e o presente chega no contracheque dos trabalhadores com a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, com o novo PAC, o Minha Casa, Minha Vida, o Minha Casa, Minha Vida Classe Média, o Bolsa Família ampliado, o Pé-de-Meia, o Mais Médicos, o Agora Tem Especialistas e o Gás do Povo, entre outros, ‘presentes’ que garantem direitos e dignidade para a nação.
Neste ano, temos e vamos comemorar as muitas entregas do Governo Lula e dos governos petistas após anos de obscuridade e ataques às mulheres, às minorias, à ciência, entre outros. Com muito trabalho, colocamos o Brasil no mapa do crescimento e do emprego, retiramos o Brasil do Mapa da Fome, posicionamos nosso país como protagonista da geopolítica internacional.
Por outro lado, ao assoprarmos as velas destes 46 anos, temos três desejos que queremos para o Brasil e para a nação. O primeiro deles é enfrentar e acabar com o feminicídio. Essa é uma tarefa de todas e todos nós. É o chamado para um pacto nacional que supere o machismo, que proteja as mulheres e que, principalmente, entenda que não podemos tolerar nenhum tipo de violência física, econômica ou emocional.
O segundo desejo é duplo: conquistar o fim da escala seis por um, dando mais dignidade para a classe trabalhadora. Sabemos que é possível e que essa conquista histórica repercutirá por décadas assim como as férias e o 13o salário. Também garantir Tarifa Zero no transporte público; outra medida que leva alívio financeiro à classe trabalhadora e traz justiça social.
Por fim, o nosso terceiro desejo é seguir enfrentando os privilégios que impedem o Brasil e os brasileiros de avançarem. Como bem pontuou o presidente Lula, é preciso enfrentar de peito aberto e coração tranquilo aqueles que tentam se apossar do Estado Brasileiro, aqueles que privatizam ou tentam vender nossas riquezas naturais, aqueles que fazem da política um negócio para apenas lucrar e não se preocupam com as necessidades e demandas do povo.
Aqui no Paraná, também tem privilégios e privilegiados a serem combatidos. O estado tornou-se um verdadeiro laboratório das políticas neoliberais implementadas pelo governo Ratinho Junior, caracterizado por privatizações aceleradas, precarização do serviço público, desmonte de carreiras, submissão de estatais ao mercado financeiro e uso sistemático da propaganda estatal para ocultar os impactos reais desse projeto.
Logo, é nosso papel enfrentar o ratismo, o bolsonarismo e o lava jatismo para que esse modelo não se reproduza no Brasil, trazendo um presente amargo para a nossa população. É o que temos feito para impedir a venda da Celepar e dos dados paranaenses, nas denúncias contra a militarização e terceirização de escolas, nos questionamentos à destruição do meio ambiente, nas críticas aos aumentos de impostos como o ICMS sobre combustíveis, e muito mais.
Por fim, o parabéns ao PT hoje é a comemoração de uma militância aguerrida que resistiu em anos difíceis para poder lutar por um país e um governo do lado do povo brasileiro.
*Deputado estadual, presidente do PT-PR e Líder da Oposição na Alep
Foto: Leandro Taques/PT-PR - Postado em 09/02/2026