Sistema de monitoramento reforça Segurança Pública em Mandaguaçu
Manda FM 105,9 a sua Rádio que Manda Bem!
Sistema de monitoramento reforça Segurança Pública em Mandaguaçu
Mandaguaçu deu mais um passo importante para fortalecer a segurança pública com a apresentação oficial do novo sistema de videomonitoramento, durante evento realizado na manhã desta quarta-feira 10 na Câmara de Vereadores. A cidade, que atualmente conta com 34 câmeras ativas, deverá receber outras 70 unidades em pontos estratégicos, totalizando mais de 100 equipamentos. A expansão inclui, ainda, futura implantação de câmeras com tecnologia de reconhecimento facial.
O anúncio foi feito pelo presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Fernando Vandresen, que destacou o avanço como fruto de um esforço coletivo entre poder público, forças policiais, Ministério Público e comunidade.
O prefeito Beto Dentista afirmou que o monitoramento inteligente muda a realidade da cidade ao permitir não apenas a repressão, mas também a prevenção de delitos.
“Estamos empenhados, junto ao Conseg, vereadores e Ministério Público, em consolidar novas ferramentas de proteção. O sistema de monitoramento é fundamental para apoiar o trabalho das forças de segurança”, ressaltou.
O secretário municipal de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e Transporte, tenente-coronel Rogelho Aparecido Fernandes, detalhou o funcionamento do sistema e citou ocorrências já registradas graças às câmeras, como o ato de vandalismo que destruiu parte da decoração natalina na madrugada da última segunda-feira 8.
“Nossas câmeras flagraram o criminoso em diversos ângulos. Mesmo sem identificação imediata, o material auxilia o trabalho investigativo”, destacou.
Além do videomonitoramento, Mandaguaçu avança na implantação da Guarda Municipal, que já possui lei de criação, estatuto definido e outras etapas concluídas. O próximo passo será o concurso público.
Vandresen lembrou que o sistema nasceu de um trabalho conjunto e citou o ex-vereador Fernando Costa, o Fernandão, responsável por destinar R$ 161 mil por meio de emenda impositiva para viabilizar o projeto após conhecer um modelo de monitoramento aplicado em outro município.
“Um sonho que se sonha só é apenas um sonho; um sonho que se sonha junto se torna realidade”, afirmou.
Presenças
Participaram do evento o prefeito Beto Dentista, o vice-prefeito João do Alto, vereadores Márcio Navachi, Professor Mário, Luci Amorim e Vinicius Vitorette, além de secretários municipais e representantes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, secretarias de segurança da região e autoridades civis.
Postado em 10/12/2025