Manda FM 105,9 a sua Rádio que Manda Bem!
A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, tornou-se alvo de uma nova ação popular movida pelo vereador de Curitiba, Guilherme Kister (Novo), na Justiça Federal do Distrito Federal. O parlamentar questiona a legalidade e os custos da viagem de Janja à Rússia, alegando ausência de respaldo jurídico e possíveis gastos excessivos com recursos públicos.
A ação solicita a suspensão imediata de quaisquer pagamentos ou autorizações de despesas relacionadas à viagem, além da apresentação, pela União, de todos os documentos referentes aos deslocamentos internacionais da primeira-dama. Kister também pede auditoria do TCU e da CGU sobre os gastos com essas viagens.
Janja chegou a Moscou no sábado (3), cinco dias antes da chegada oficial da comitiva presidencial. Durante a visita, participou de eventos culturais e institucionais, incluindo passagem pelo Kremlin.
A Advocacia-Geral da União (AGU) já havia emitido pareceres que reconhecem o papel simbólico e institucional do cônjuge do presidente, destacando que esse tipo de atuação é voluntária, sem remuneração, e deve seguir os princípios da administração pública.
Redação Manda News
Postado 09/05/2025