Manda FM 105,9 a sua Rádio que Manda Bem!
Nesta terça-feira (8), Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) reafirma seu compromisso com a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer — atualmente, a segunda principal causa de mortalidade no estado.
O Paraná conta com uma rede composta por 24 unidades especializadas em oncologia, todas habilitadas e em funcionamento, oferecendo atendimento integral e gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo conscientizar a população, chamar atenção para a importância do combate à doença e demonstrar apoio às pessoas que enfrentam o câncer.
Considerado um problema de saúde pública com tendência de crescimento, o câncer deve registrar 36.900 novos casos no Paraná até 2025, sendo 19.190 em homens e 17.710 em mulheres, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Os tipos com maior incidência no estado são os de mama, próstata, cólon e reto, traqueia/brônquios/pulmão e estômago.
Em todo o Brasil, são esperados 704 mil novos casos por ano no triênio 2023-2025, com as regiões Sul e Sudeste concentrando cerca de 70% da incidência.
Apucarana: Hospital da Providência
Arapongas: Hospital Norte Paranaense – HONPAR
Campina Grande do Sul: Hospital Angelina Caron
Campo Largo: Hospital São Lucas e Hospital do Rocio
Campo Mourão: Hospital Santa Casa
Cascavel: UOPECCAN e CEONC
Curitiba: Hospital Evangélico Mackenzie, Hospital Erasto Gaertner, Hospital Santa Casa, Hospital São Vicente, Hospital de Clínicas e Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Francisco Beltrão: Hospital Deus Menino (antigo CEONC)
Foz do Iguaçu: Hospital Ministro Costa Cavalcanti
Guarapuava: Hospital São Vicente
Londrina: Hospital Universitário e Hospital do Câncer
Maringá: Hospital Santa Rita e Hospital do Câncer
Ponta Grossa: Santa Casa
Pato Branco: Hospital Policlínica
Umuarama: UOPECCAN
Fonte: AEN