Planos de saúde poderão pagar dívidas atendendo SUS
Manda FM 105,9 a sua Rádio que Manda Bem!
Planos de saúde poderão pagar dívidas atendendo SUS
Planos de saúde poderão quitar dívidas com o Sistema Único de Saúde (SUS) oferecendo atendimentos especializados a pacientes da rede pública. A medida, anunciada pelo Ministério da Saúde na segunda-feira 28, começa a valer a partir de agosto e integra o programa “Agora Tem Especialistas”.
A proposta é converter R$ 750 milhões em dívidas das operadoras em consultas, exames e cirurgias, especialmente nas áreas com maior carência: oncologia, ortopedia, cardiologia, ginecologia, oftalmologia e otorrinolaringologia. Estados e municípios indicarão a demanda local, e as operadoras interessadas deverão aderir a um edital conjunto da ANS e Ministério da Saúde, comprovando capacidade técnica.
A iniciativa também prevê a integração de dados da rede pública e privada na plataforma digital do SUS. A partir de outubro, os pacientes poderão acessar seu histórico clínico pelo aplicativo “Meu SUS Digital”, com informações como exames, diagnósticos e tratamentos, o que deve evitar exames repetidos e agilizar o atendimento.
Segundo o ministro Alexandre Padilha, esta é a primeira vez que dívidas de planos com o SUS serão convertidas em atendimento direto à população, reduzindo filas e aumentando o acesso à saúde especializada.
Postado em 29/07/2025
Fonte: EBC