Manda FM 105,9 a sua Rádio que Manda Bem!
O cardeal norte-americano Robert Prevost foi eleito, nesta quinta-feira (8), como o novo líder da Igreja Católica, tornando-se o primeiro papa originário dos Estados Unidos. Ao assumir o pontificado, ele escolheu o nome Leão XIV.
O anúncio oficial da eleição foi feito por volta das 13h07 (horário de Brasília), quando a tradicional fumaça branca apareceu na chaminé da Capela Sistina, indicando que os cardeais reunidos em conclave haviam chegado a um consenso sobre o sucessor de Francisco.
Após a confirmação da escolha, Prevost passou pela “Sala das Lágrimas” — ambiente reservado onde o papa eleito reflete sobre sua nova missão e veste, pela primeira vez, as roupas papais. Pouco depois, ele apareceu na sacada da Basílica de São Pedro, de frente para a Praça homônima, onde saudou os fiéis reunidos no Vaticano.
Aos 69 anos, Robert Prevost possui uma trajetória marcada por serviço missionário. Viveu no Peru de 2014 a 2023, onde foi bispo de Chiclayo e obteve cidadania peruana em 2015. Em entrevistas anteriores, já havia declarado: “Minha vocação, como a de todo cristão, é ser missionário, proclamar o Evangelho onde quer que se esteja”.
Antes de ser eleito papa, Prevost atuava no Vaticano, à frente do departamento responsável pelas nomeações episcopais — uma das funções mais estratégicas da Cúria Romana.
Redação