Manda FM 105,9 a sua Rádio que Manda Bem!
Apesar do apoio do presidente Lula ao ex-prefeito Edinho Silva, a disputa pela presidência do PT ganhou novos contornos nesta semana. O dirigente Valter Pomar, da corrente Articulação de Esquerda e também candidato, questionou oficialmente a direção do partido sobre os gastos com as viagens de Edinho pelo país, sugerindo que ele estaria utilizando jatinho e equipe profissional para divulgação de sua campanha.
A direção nacional do PT respondeu que não arcou com despesas relacionadas às atividades mencionadas. Pomar, porém, insistiu no tema e, nesta quarta-feira (9), voltou a cobrar esclarecimentos, desta vez sobre o possível impulsionamento de publicações em favor de Edinho nas redes sociais.
No mesmo dia, o ex-presidente do PT e atual deputado federal Rui Falcão (SP) anunciou sua candidatura à presidência do partido, apresentando-se como uma alternativa crítica ao favoritismo de Edinho. Sem romper com Lula, Falcão afirmou que sua candidatura não é contra o presidente, e que ainda não recebeu qualquer pedido para recuar.
Enquanto Edinho amplia alianças além de sua corrente interna, a CNB (Construindo um Novo Brasil), Falcão busca apoio entre deputados para forçar um segundo turno. Edinho, por sua vez, recebeu nesta quarta o apoio do ex-ministro Paulo Pimenta, e seus aliados dizem já ter votos suficientes para vencer no primeiro turno.
A eleição está marcada para julho. Atualmente, o partido é comandado interinamente pelo senador Humberto Costa, desde que Gleisi Hoffmann assumiu o Ministério das Relações Institucionais. No centro da disputa também está o controle da tesouraria, que teve as regras de reeleição flexibilizadas recentemente.