Manda FM 105,9 a sua Rádio que Manda Bem!
Após o encerramento da campanha de Páscoa, o comércio de Mandaguaçu já direciona suas atenções para o Dia das Mães, a segunda data mais importante do varejo, atrás apenas do Natal. A celebração, marcada para 11 de maio, já movimenta ações e promoções na cidade desde a semana passada.
Em 2024, o Dia das Mães gerou cerca de R$ 1,5 bilhão em vendas no Paraná, um crescimento de 8% em relação ao ano anterior, segundo dados da Fecomércio-PR. Com boas expectativas, os lojistas de Mandaguaçu trocaram os símbolos pascais por corações e iniciaram campanhas para impulsionar as vendas em 2025, buscando superar os resultados anteriores.
O Dia das Mães, tradicionalmente, movimenta mais o comércio do que datas como o Dia das Crianças, Dia dos Namorados e Dia dos Pais.
Paraná registra crescimento acima da média nacional
O cenário é ainda mais promissor considerando o desempenho do comércio paranaense no início de 2025. Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE, o Paraná registrou alta de 3,8% no volume de vendas no primeiro bimestre, superando estados como São Paulo (–0,6%) e Rio de Janeiro (0%). Em comparação com fevereiro de 2024, o avanço foi de 3,3%, enquanto a média nacional ficou em 2,4%.
Além disso, o faturamento também cresceu: a receita nominal das vendas subiu 7,8% no período, acima da média brasileira de 6,9%. Destaque para os setores de eletrodomésticos (+22,3%), móveis (+18,7%) e veículos (+16,4%).
Segundo Paulo Nauiack, presidente do CORE-PR e vice-presidente da Fecomércio-PR, o desempenho reflete a força da economia paranaense e o papel estratégico dos representantes comerciais. “O crescimento do varejo no Paraná demonstra o dinamismo econômico e a importância dos profissionais que conectam a indústria ao comércio”, afirma.
Outro dado positivo é o índice de inadimplência: apenas 11,8% das famílias paranaenses tinham contas em atraso em março de 2025, o menor nível desde 2010, reforçando um ambiente favorável para o consumo. REDAÇÃO